segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Os Acantonamentos estão chegando!!!!

Comecem a preparar as malas!
Os Acantonamentos de 2010 estão chegando!

Nos acantonamentos do CAMB, visamos proporcionar aos nossos alunos a vivência de outras realidades, além da rica oportunidade de interagir com colegas e professores, aprender conteúdos e ampliar conhecimentos nas diversas áreas de conhecimento.
São oportunidades únicas de integração, troca de experiências, fortalecimento das relações interpessoais e de uma aprendizagem duradoura e significativa.
Seguem abaixo algumas informações sobre os destinos selecionados para nossos alunos aventureiros em 2010.






Do dia 29 de setembro ao dia 1º de outubro os 4ºs e 5ºs anos irão para São Sebastião e Maresias
Acompanhe os locais que os alunos terão a oportunidade de conhecer:
Centro Histórico de São Sebastião: Por entre ruas de pedras, os casarios construídos com cal de conchas, óleo de baleia, formam um conjunto arquitetônico de área tombada pelos governos federal, estadual e municipal. Os alunos acompanhados de nossos professores e monitoria especializada conhecerão aspectos da história do Brasil desde 1502. O 5o ano, além dos aspectos da História do Brasil, terá contato com a cultura material preservada da localidade.
Sítio Arqueológico de São Francisco: Localizado no Parque Estadual da Serra do Mar, antiga fazenda dos tempos do Brasil Colônia, pode-se encontrar vestígios que são testemunhos da riqueza de nosso passado histórico.Essa visita possibilitará aos alunos o contato direto com o trabalho do arqueólogo, as ruínas que formam o complexo arqueológico com indícios de atividade agrícola, industrial e da forma clandestina do tráfico de escravos.
Fundamar: O museu da Fundação de História, Pesquisa e Arqueologia do Mar (Fundamar), possui um acervo com objetos de naufrágios ocorridos na costa paulista. A grande atração são as peças do navio Príncipe de Astúrias, pertencente à marinha espanhola, que naufragou a caminho da Argentina, em 1916. Os alunos podem observar esses objetos e ainda ouvir e ler relatos e textos da época sobre os principais naufrágios ocorridos na região. O museu da Fundamar também possui quatro aquários com dezenas de espécies marinhas, além de ossadas de baleias. Durante a visita os monitores alertam e debatem com os alunos sobre os riscos aos animais que entram em contato com o lixo despejado nas praias e oceanos.

Do dia 13 ao dia 15 de outubro os alunos do 8º e 9º ano viajarão para Intervales
Acompanhe alguns dos locais que os alunos conhecerão:
Trilha da Caçadinha: Com 4.000 metros de extensão essa trilha possui trechos de floresta em diversos estágios de conservação e reflorestamento, com uma rica flora e fauna nativa. Após 8 km de trilha por mata secundária, onde podem ser vistas várias espécies de bromélias e palmeiras, chega-se a cachoeira do Mirante, apropriada para banho e de onde é possível avistar uma grande área de mata preservada.
Gruta do Paiva: Caverna com extensão de 4 Km na qual os visitantes precisam passar por inúmeros desafios, como a travessia de áreas molhadas (água até a altura do joelho), subidas e descidas para acessar as galerias de travertino e apreciar as variadas formas de estalactites e estalagmites. Para chegar a entrada da caverna existe ainda uma trilha de aproximadamente 30 minutos em meio à Mata Atlântica.
Gruta Colorida: Para chegar a Gruta os visitantes enfrentam uma trilha de 4 km a partir da sede. É uma gruta que apresenta formações em calcário com pigmentos em tons de rosa e terra, por conta da argila e do óxido de ferro. Com extensão de 600 metros, possui um pequeno rio que passa em seu interior. Possui estalagmites, estalactites e cortinas, além de morcegos e opilhões (espécie de aranha das cavernas). Em alguns trechos a travessia tem que ser feita agachada.



Do dia 26 ao dia 29 de outubro os alunos do 6º e 7º ano viajarão para Bananal
Acompanhe os locais que os alunos terão a oportunidade de conhecer:
Vale Histórico: Visita às fazendas Resgate, Coqueiro e Boa Vista . As Fazendas fazem parte das grandes fortunas do ciclo do café, mantendo até hoje sua estrutura antiga e conservada como no século passado, com parte de suas senzalas, lavadores de café, represas e documentos históricos, além de uma grande variedade de objetos de grande valor histórico-cultural.
Centro: Visita aos principais locais históricos: Pharmácia Popular (fundada em 1830, a mais antiga do Brasil em funcionamento), Estação da Estrada de Ferro, Câmara Municipal, igrejas e conjunto arquitetônico.
Chácara Santa Inês: Importante área de reflorestamento que desenvolve o projeto de erradicação da esquistossomose com a criação de caramujos e o processo químico, físico, biológico da produção de aguardente de cana-de-açúcar.
A hospedagem será no Hotel Fazenda Boa Vista, que possui ampla estrutura de lazer, piscina aquecida, quadra poliesportiva e campo de futebol, além de ter sido cenário de famosas minisséries e novelas, como Cabocla, Sinhá Moça e Dona Beija.

3 comentários:

  1. Jana por favor tente postar coisas sobre intervales !!!!!
    ass : Maria clara 6 ano

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo Maria Clara \õ/
    Jana, posta as fotos de Intervales...please? Se não der, manda um CD com as fotos para mim?

    Brigadaaaa (:
    Beijoooos:*

    ResponderExcluir
  3. Olá meninas
    Já passei as fotos de Intervales para a Jana que postou várias delas, mas são muuuuuitas, calma que precisamos de tempo!!!Aproveito para deixar registrado aqui o quanto gostei de participar deste acantonamento e "matar" as saudades de vcs!!!
    bjinhos, cla

    ResponderExcluir

Registre aqui seu comentário sobre essa postagem: